Categories
Emagrecimento

Dieta Vegana Funciona? Quais as vantagens?

Você já ouviu falar sobre a dieta vegana, o que ela é e o que ela vai te permitir comer? Já é fato segundo pesquisas e estudos que o consumo da carne vem diminuindo por todo o mundo.

O vegetarianismo, é baseado na retirada desse alimento do seu cardápio.  Mas é para as pessoas que sentem vontade de parar 100% de se alimentar de qualquer tipo de insumo animal. Nesses casos, são chamadas de veganismo, que vai além de uma forma de se nutrir.

Quem segue uma dieta vegana, além de não fazer o consumo de nenhum tipo de carne, também não consome leite, ovo e os derivados. Evita ingredientes que possuem mel ou corante que é retirados os insetos.

As pessoas optam por não usar acessórios, objetos ou roupas que sejam feitas de lã, seda, couro, na parte de maquiagens e cosméticos não usam produtos testados em animais, e nos produtos de limpeza por exemplo não utilizam velas feitas da cera da abelha por exemplo.

Os veganos não frequentam determinados lugares, como zoológicos, circos ou parques que faça o uso do animal para fins de diversão ou lazer. E os testes feitos em animais então, são condenados. Ou seja, vai além de só uma dieta vegana, o veganismo é considerado um estilo de vida que ultrapassa somente as barreiras da alimentação.

dieta vegana

O que posso comer na dieta vegana?

Mas afinal, quando o vegano vai se alimentar, o que come? O cardápio da dieta vegana possui sim muitas exclusões, e pode acabar parecendo restrito, mas na realidade não é. O plano alimentar é baseado somente em produtos que possuem origem vegetal, como as nozes, semente, cereais, legumes, frutas, verduras e as oleaginosas por exemplo.  Então, sim a dieta vegana possui um leque com muitas opções para seu cardápio.

E como lhe dar com a questão da proteína? A verdade que muitos não sabem é que na dieta vegana também consumimos proteínas, pois não são somente as carnes que possuem essa componente, alguns alimentos como: batata doce, cereais, algas, frutas, vegetais também possuem as proteínas que nosso corpo precisa.

dieta vegana funciona

Conheça as vantagens e desvantagens

Cortar a carne e o uso de produtos animais pode trazer diversos benefícios como já comprovam estudos realizados em vários lugares do mundo, uma alimentação baseada em vegetais ajuda a diminuir o risco de doenças como o câncer em até 15% e problemas cardíacos também.

A dieta vegana também pode ajudar a combater a obesidade, pois é rica em alimentos fibrosos, como as leguminosas, os cereais integrais e as oleaginosas que ajudam a aumentar a sensação de saciedade que melhoram o funcionamento do intestino.

Outra vantagem bem interessante é que eliminando a carne, que é um alimento de difícil digestão, o seu metabolismo vai ficar mais rápido, mas claro que devemos nos atentar, pois a vitamina B12 que é extremamente importante para a produção dos glóbulos vermelhos, é encontrada em alimentos de origem animal e sua falta por causar cansaço, anemia ou problemas de memória.

Mas não se preocupe, pra isso também existe solução, basta procurar por alimentos que sejam risco em ferro, proteína, zinco e o ômega-3 que podem ser encontrados em alimentos vegetais.