Otimização para mecanismos de busca: além das palavras-chave

Existem algumas técnicas e truques que você deve saber se quiser conseguir uma boa classificação nos mecanismos de busca para o site da sua empresa, além de fazer uma boa escolha de palavras-chave. Neste artigo vou explicar algumas das mais importantes, e que não devem faltar em nenhuma estratégia de SEO para pequenas empresas e empreendedores.

Posicionamento nos motores de busca e a “estrutura” do site

Certamente você já ouviu referências ao site ter uma “estrutura”. O que significa esse conceito e em que sentido ele é diferente do “design” do site? E, mais importante, como a estrutura do site afeta seus rankings nos mecanismos de busca?

Entender esse aspecto do SEO é uma das chaves mais importantes, por isso vamos dedicar algum tempo para explicá-lo de maneira simples para não especialistas.

Normalmente, quem publica artigos em seu site ou blog o faz sem qualquer consideração a esse respeito. Eles simplesmente escrevem o artigo e o publicam. Na melhor das hipóteses, eles fazem isso com alguma palavra-chave em mente. Melhor ainda se, além disso, atribuírem a ele alguma “categoria” (quem administra um blog sabe do que estou falando).

Vou fazer um gráfico para ficar mais fácil de entender. Suponha um site de uma empresa de consultoria abrangente para empresas, com diversos itens ou áreas de especialização.

Por favor, reserve um momento para distinguir claramente a estrutura dos URLs de cada uma das áreas e subáreas, porque é um elemento vital para conseguir um bom posicionamento nos motores de busca do seu site.

Neste exemplo simplificado é possível identificar claramente três níveis (a Home Page, as quatro principais áreas de atendimento da empresa e quatro subáreas dentro da área de Consultoria de Recursos Humanos). O mesmo esquema seria repetido para as outras três áreas.

Observe que os URLs dessas quatro subáreas compartilham os mesmos dois primeiros componentes de seu nível superior:

https://webtrends.net.br/consultoria-seo/

Agora você pode ter uma ideia de por que essa estrutura é fundamental para os rankings dos mecanismos de busca. Dessa forma, você está informando ao Google (e aos demais buscadores) que todas as páginas do seu site que compartilham esses dois primeiros componentes são orientadas para o mesmo tema.

Otimização para mecanismos de busca: além das palavras-chave

Otimização do mecanismo de pesquisa e URLs “amigáveis”

Você também pode observar que todas as URLs da estrutura que proponho como exemplo possuem um formato “amigável”. Ou seja, as mesmas URLs já estão informando sobre o tema específico de cada página, e o tema geral da “seção” em que se encontram (por isso também são conhecidas como URLs semânticas).

Isso também é altamente valorizado pelo Google e outros mecanismos de pesquisa. Na estrutura de uma URL, os hífens atuam como separadores de palavras. Dessa forma, esses URLs funcionam como “palavras-chave”, reforçando dramaticamente o fato de que queremos que o Google identifique essas palavras como o tema da página.

Alguns exemplos clássicos de URLs que NÃO atendem a esse critério seriam:

www.empresa.com.br/?p=123

www.empresa.com.br/catalogo/produc#3465

www.empresa.com.br/2018/03/20/titulo-do-artigo/

O último desses três exemplos é o formato clássico de “entrada” de blog. A data de publicação como um componente do URL faria algum sentido se essa data fosse importante, mas o Google realmente não precisa desse formato para saber em que dia o artigo foi publicado. E é mais útil usar a URL como uma “estrutura” transportadora para melhorar os rankings dos mecanismos de busca.

Links internos para melhorar os rankings dos motores de busca

Um aspecto complementar à estrutura do site é o dos links internos , ou seja, backlinks dentro de um artigo ou de uma página do site que levam a outra parte do mesmo site. Não se trata apenas de informar os usuários sobre a existência de outros conteúdos em nosso site que possam ser de seu interesse. Para efeitos de posicionamento web, se o link estiver corretamente otimizado, também ajudará o Google e outros motores de busca a identificar o tema da página de destino.

Dê uma olhada no parágrafo acima, pois isso é exatamente o que eu fiz. Eu incluí um link para outro artigo no meu blog (que eu recomendo que você leia se quiser saber mais sobre esse assunto). Mas o texto que usei para gerar o link é, por sua vez, a “palavra-chave” alvo dessa outra página, ou seja, a palavra-chave para a qual quero que o Google melhore o posicionamento dessa outra página do meu blog. A expressão “links internos” do parágrafo anterior (que inclui o link) funciona como “texto âncora” (texto âncora). Eu estaria desperdiçando esse link se tivesse escrito, por exemplo, “se você quiser ler mais sobre esse assunto , clique aqui ” (colocando o link nesta última expressão, que não estaria informando em nada o Google sobre o assunto do página de destino).

Se precisar de ajuda, conte com a melhor agência de link building.

Otimização para mecanismos de busca: além das palavras-chave

A tarefa contínua de otimização de mecanismos de pesquisa

Como tenho repetido em muitos dos meus artigos, a optimização de um website e optimização de motores de busca é um trabalho que exige continuidade. Conseguir que um site apareça no topo do Google não é algo que se consegue durante a fase de design do site – embora o web designer tenha um trabalho muito importante a fazer nessa fase.

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