Como emagrecer de forma saudável [Saiba Detalhes Aqui]

Emagrecer é o objetivo de muitas pessoas, tanto de homens, quanto de mulheres. Não somente pela estética de ficar mais bonito e ter um corpo bonito e/ou saudável, mas também por questões de saúde: em 2019, o IBGE fez uma pesquisa chamada Pesquisa Nacional de Saúde 2019.

A pesquisa comparou a proporção de obesos no país entre 2003 e 2019, e concluiu que a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade tinha mais que dobrado. A obesidade, pode não apresentar problemas de imediato, mas a longo prazo, torna a pessoa suscetível a diversas doenças, como:

  • Cardiopatias (arritmia, infarto);
  • Doenças cardiovasculares (Hipertensão, AVC);
  • Diabetes tipo 2;
  • Aparecimento de câncer (intestino, mama, endométrio);
  • Doenças nos músculos e ossos por sobrecarga de peso;
  • Doenças respiratórias como apneia e asma;
  • Depressão e ansiedade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 2,3 bilhões de pessoas ao redor do mundo estão com sobrepeso ou obesidade, o que faz a doença ser classificada como um problema de saúde pública. O que leva muitas pessoas a procurarem métodos ditos rápidos ou milagrosos, em geral de procedência duvidosa, gerando consequências que podem ser piores do que as doenças da obesidade. O jeito mais saudável e por consequência, mais seguro de emagrecer, é fazendo duas coisas: exercícios físicos e dieta. Antes de iniciar os dois, é de extrema importância que o médico seja consultado, para averiguar o estado atual do paciente, pois em casos graves, intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Como emagrecer de forma saudável

Dieta balanceada

O principal fator que vai proporcionar o emagrecimento será a dieta. Com a reeducação alimentar gradualmente substituindo alimentos industrializados de alto teor calórico por alimentos in natura ou minimamente processados, é feito um processo chamado de déficit calórico, ou seja, ingerir menos calorias do que se gasta, forçando o corpo a usar os estoques de gordura acumulados. De início, será difícil manter uma constância nas refeições, mas a partir do momento em que o paciente se acostuma com a nova rotina, fazer a dieta se torna bem mais fácil. Por isso, é importante consultar um nutricionista para que a dieta se adeque à rotina do paciente. Entretanto, há um ponto interessante a se destacar aqui: dependendo do esporte que o paciente escolher, será mais vantajoso fazer um superávit calórico (ingerir mais calorias do que se gasta). Praticantes de fisiculturismo e Power lifting constantemente comem muita comida pois o objetivo é ganhar massa muscular. Fazendo os músculos crescerem, a taxa de metabolismo basal, que é o quanto de calorias o corpo gasta para manter as funções vitais, aumenta consideravelmente, ajudando a perder gordura. Enquanto praticantes de atletismo ou ciclismo fazem majoritariamente déficit calórico, pois o objetivo é ter energia para pedalar/correr. Alguns suplementos auxiliam na dieta e por consequência, nos exercícios físicos, sendo os principais:

  • Whey Protein: proteína extraída do soro do leite, é excelente para aumentar o rendimento nos exercícios, e deve ser consumida de acordo com a necessidade individual do paciente. É vendida em diversos sabores e não é recomendada a intolerantes a lactose;
  • Creatina: sintetizada no fígado em pequenas quantidades, e encontrada em carnes vermelhas, peixes e frutos do mar, a creatina é uma proteína que possui duas funções principais: hidratar as células musculares, fazendo o volume muscular aumentar, importante pra fisiculturistas. E sintetizar novamente o ATP (Adenosina Trifosfato), a molécula responsável por dar energia às contrações musculares, sendo assim, os músculos podem trabalhar por mais tempo, importante para atletas e ciclistas. Não é indicada para aqueles com problemas nos rins e no fígado.
  • BCAA: Um suplemento que contém diversos aminoácidos essenciais que ajudam no desempenho físico, como a leucina e valina, evitando o cansaço durante o treino, e ajudando na queima de gordura. Não há contraindicação.Como emagrecer de forma saudável

Exercícios Físicos

Apesar da dieta controlar a quantidade de calorias ingeridas, somente ela não vai ajudar a emagrecer, para isso, é preciso que exercícios físicos sejam feitos todos os dias. Qual esporte praticar, é uma escolha praticamente pessoal, porque vai depender de alguns fatores, como a disponibilidade diária para treinar, o objetivo em praticar determinado esporte. Porém, mesmo sendo uma escolha “pessoal”, ainda é aconselhável buscar a ajuda de um profissional capacitado para ajudar durante os treinos. Os treinos de força ou exercícios anaeróbicos, exercícios onde não há utilização de oxigênio como principal fonte de energia para a queima de gordura, ajudam a construir músculos, aumentando o metabolismo basal, queimando calorias, e ajuda a dar definição corporal. Geralmente são feitos com pesos, como anilhas e halteres. Os exercícios aeróbicos são o contrário dos anaeróbicos: usam oxigênio como principal fonte de energia para gastar calorias. Esse tipo de exercício ajuda a queimar calorias, assim como os anaeróbicos, mas também ajudam no condicionamento físico, aumentando a resistência para exercícios de longa duração, como caminhada, corrida, ciclismo, etc.

Como emagrecer de forma saudável

Conclusão

Emagrecer não é um processo fácil, requer muito foco e disciplina para manter a consistência. Muitas pessoas buscam atalhos que tragam o emagrecimento em pouco tempo.

A maioria desses atalhos não é saudável, pois seu procedimento é duvidoso, algumas vezes sendo até clandestinas, e mais alarmante, não é seguro, podendo acarretar em consequências piores do que doenças desencadeadas pelo sobrepeso ou pela obesidade. Por isso, a melhor forma de emagrecer de maneira saudável, é com dieta e exercícios.

Com esses dois fatores, por mais que o processo do emagrecimento seja lento, esse ainda é o caminho mais seguro. Por mais que a reeducação alimentar seja complicada, e os exercícios sejam cansativos, com a ajuda de uma nutricionista e um profissional de educação física, é apenas questão de tempo para os resultados começarem a aparecer.

A maior dica sobre como emagrecer de maneira saudável é a consistência: se alimentar corretamente durante o dia, se exercitar todos os dias sem falta. Ainda que muitas pessoas vivem realidades onde precisem trabalhar muitas horas por dia, restando pouco tempo para focar em perder peso, geralmente, já sendo tarde da noite, acaba com uma desmotivação e uma vontade de existir e voltar aos antigos hábitos. Por isso que a maior dica é a consistência, porque sem ela, não é possível emagrecer de maneira saudável.

This entry was posted in Main. Bookmark the permalink.