Como cortar o consumo de açúcar?

O açúcar é de longe um elemento bastante importante na composição culinária: ele está presente em doces, sobremesas, sucos e iogurtes, por exemplo. A lista é bastante extensa!

Mas, apesar de ser doce, consumir açúcar em abundância traz consequências amargas: este carboidrato cristalizado é um vilão para o nosso corpo e afeta o funcionamento do nosso organismo.

O mais famoso inimigo do nosso corpo é o açúcar industrializado, aquele que compramos no supermercado. Ele é bastante rico em sacarose, um dissacarídeo constituído de glicose e frutose, que pode viciar o nosso cérebro em comer doce.

Sim, o açúcar vicia! Este é um dos problemas: os carboidratos são transformados em glicose pelo nosso corpo, para serem utilizados como fonte de energia para o funcionamento do nosso organismo.

Mas ocorre que, quando ingerimos muito açúcar, o hormônio dopamina é liberado pelo cérebro, nos dando uma sensação de prazer, fazendo com que nosso apetite por comidas doces e cheias de carboidratos só aumente.

Depois de algum tempo, o açúcar ingerido vai ocasionar o aumento de gorduras concentradas em nosso corpo e aumentar os riscos de ter doenças cardíacas ou problemas no cérebro.

Outro problema que o consumo exagerado de açúcar pode provocar é a famosa doença chamada, diabetes. O açúcar eleva o nível de glicemia do corpo, sendo bastante perigoso para diabéticos.

Para reforçar, não só existe o “açúcar” que compramos no supermercado — ele é formado por sacarose. Frutas tem seu próprio elemento que as adoçam, chamado frutose. Esse é um açúcar natural. Consumi-lo em excesso também faz mal!

Como cortar o consumo de açúcar

Diante disso, como evitar consumir açúcar e cortá-lo da nossa alimentação?

Dicas para cortar o consumo de açúcar

Podemos ainda assim saborear o lado doce da vida sem ter que consumir muito açúcar. Nessa jornada difícil, pense quais são os comportamentos que você deve mudar.

Primeiro, analise a sua alimentação: quais são os alimentos ricos em açúcares que você come? Preste atenção nos rótulos que estão nas embalagens das suas comidas favoritas. Evite alimentos que contenham mais do que 25g de açúcares, por exemplo.

Esse é o limite diário de consumo de açúcar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para as pessoas. Lembrou do refrigerante? Sim, essa bebida é uma grande inimiga da saúde do pâncreas humano.

Os refrigerantes são ricos em açúcar. Evitar o consumo deles é importante para quem quer cortar o consumo de açúcar. Ao invés de refrigerantes, por que não optar por sucos naturais com o uso moderado de açúcar ou adoçantes?

Falando em adoçantes, eles também devem ser usados com moderação. Experimente ir diminuindo gradativamente a quantidade de adoçante de suas bebidas, até que você se acostume a tomar sem.

Você também pode optar por organizar uma dieta equilibrada que faça uma alternância de alimentos que contenham açúcar. Assim, você poderá tomar em um dia um iogurte no café da manhã e no dia seguinte, comer frutas.

Outra sugestão é utilizar adoçantes naturais em suas comidas. Escolha usar mel invés de açúcar ou adoçante industrial para adocicar o seu leite ou iogurte, por exemplo. A stevia também pode ser utilizada em outras ocasiões.

Mas sempre mantenha o bom senso e o equilíbrio: até mesmo os açúcares naturais, como já citado acima, podem elevar os níveis de glicemia do corpo. Afinal, todo “açúcar” seja ele sacarose ou frutose, é transformado em glicose no fim das contas.

Como cortar o consumo de açúcar

De maneira gradativa e respeitando os seus limites, você poderá cortar o consumo de açúcar em pouco tempo.

This entry was posted in Saúde. Bookmark the permalink.