Categories
Emagrecimento

Dieta Intermitente Funciona Mesmo?

Pra você que busca mais informações sobre a dieta intermitente, está no lugar certo, pois a seguir vou te explicar mais detalhes sobre como ela funciona e no que consiste.

Esse tipo de dieta se baseia em não comer alimentos sólidos entre 16 e 36 horas seguidas, durante algumas vezes na semana, de maneira programada, e quando for fazendo o retorno para alimentação habitual, comer alimentos com baixo teor de açúcar e gorduras.

Para conseguir desfrutar dos benefícios dessa dieta intermitente a estratégia feita mais comum é começar ficando sem comer de 14 a 16 horas, ingerindo apenas líquidos, como chá, café, água e tudo sem açúcar.

Mas esse tipo de dieta só é indicado para pessoas saudáveis, e ainda assim é bom ter um acompanhamento médico, ou por algum profissional que conheça a dieta intermitente e possa garantir que esteja fazendo bem a sua saúde.

Como devo fazer a dieta intermitente?

Existem várias formas diferentes e métodos usados para fazer a dieta, embora em todas em comum você fique um período sem comer alimentos sólidos, intercalando claro com um período que você come normal.

Caso você nunca tenha feito a dieta intermitente, é recomendado que faça 1 vez na semana, por no máximo 16 horas, e o período de jejum pode ser aumentado, mas de forma gradual, ou seja, você também pode iniciar fazendo 12 horas e à medida que seu corpo for se adaptando, pode aumentar o período.

Antes de começar fazer a dieta intermitente, é indicado que faça uma refeição que possua baixa quantidade de carboidratos, pois assim, é mais fácil de ficar sem fome durante o período de jejum. Nas primeiras 4 horas, o seu organismo vai usar a energia que foi fornecida pela sua última alimentação.

dieta intermitente

Quais os tipos da dieta intermitente?

Os tipos da dieta intermitente podem mudar de acordo com a duração que a pessoa vai ficar em jejum e pela quantidade de vezes que vai fazer na semana, sendo as principais formas as seguintes:

  • Jejum de 16h:

Nesse tipo você ficará de 14 a 16 horas fazendo jejum, incluindo o tempo que estiver dormindo e comer nas próximas 8 horas.

  • Jejum de 24h:

Nesse jejum você fica o dia todo sem comer e pode ser feito apenas 2 ou 3 vezes na semana.

  • Jejum de 36 horas:

Esse jejum é ficar um dia todo e mais metade do próximo dia sem comer, só pode ser feito por pessoas que já estão acostumadas e com uma orientação médica.

  • Comer 5 dias e restringir 2 dias:

Nesse aqui você vai comer por 5 dias de forma normal e escolher 2 dias para diminuir a quantidade de calorias que ingeri para cerca de 500 por dia somente.

dieta intermitente

Dentro do período de jejum é liberado para tomar alimentos líquidos, como chá, água e café sem a adição do açúcar ou adoçante. É bem comum nos primeiros dias da dieta intermitente a pessoa sentir muita forme, já que o corpo está se acostumando ainda, mas com o passar do tempo vai ficando mais fácil.